reumatologia
A artrose no ombro é uma degeneração desta articulação que gera sintomas como dor no ombro ao realizar determinados movimentos e que vai aumentando com o passar dos anos ou que se intensifica durante os movimentos braçais. Seu tratamento consiste na toma de medicamentos e fisioterapia, e geralmente é demorado podendo em alguns casos culminar em cirurgia.
Sintomas da artrose no ombro
Os sintomas da artrose no ombro incluem:
Dor no ombro;
Dificuldade em realizar qualquer movimento com o ombro;
Sensação de areia na articulação do ombro;
Estalidos no ombro durante os movimentos.
Frequentemente esta lesão ocorre ao mesmo tempo que outras como tendinite ou bursite, por exemplo.
Diagnóstico da artrose no ombro
O diagnóstico da artrose no ombro é feito através da análise do raio-x que evidencia a diminuição do espaço intra-articular e o desgaste da cabeça do úmero, e do exame físico onde observam-se os sintomas referentes à doença.
Causas da artrose no ombro
As causas da artrose no ombro podem ser:
Degeneração da articulação devido a idade ou tipo de atividade que o indivíduo possui;
Traumatismo direto o indireto como cair e apoiar-se com a mão no chão;
Movimentos repetitivos ou de grande impacto;
Artrite reumatoide crônica.
Tratamento para artrose no ombro
O tratamento para a artrose no ombro envolve a toma de medicamentos analgésicos e anti-inflamatórios. Os suplementos alimentares à base de esqueleto de crustáceos pode ser de grande ajuda pois colaboram para a recuperação da cartilagem e não possuem contra-indicações.
Além disso, pode-se recorrer à fisioterapia para um resultado mais rápido. Gelo, calor, uso de aparelhos e fortalecimento muscular devem ser utilizados para alcançar os objetivos pretendidos.
A artroscopia pode ser necessária para retirar calos ósseos, e se o caso for muito grave, a substituição da articulação danificada por uma prótese pode ser indicada.