resenha do filme Freud além da alma
O filme mostra Freud em seu processo de descobertas das patologias psíquicas e seu interesse pelos casos de histeria. Porém, os médicos do hospital em que Freud trabalhava consideravam a histeria impossível de ser tratada. No começo do filme há uma paciente com as pernas paralisadas e dizendo que estava cega, os médicos a examinam e chegam à conclusão de que ela está mentindo. Freud suspeita dessa afirmação. Ansioso em obter respostas para acabar com o sofrimento dos pacientes, Freud decide ir para Paris, estudar o método de Charcot, que utilizava o método da hipnose, até então considerada uma heresia para a ciência. Em uma de suas aulas, Charcot demonstrou que a histeria não era uma doença exclusivamente feminina e nem fruto de bruxaria, mas sim uma doença de origem psíquica. Ao hipnotizar uma paciente que não andava e ordenar à ela que andasse, aparentemente ela estava curada. O mesmo aconteceu com um paciente que tremia.
Voltando a Viena, já casado com Martha, em uma de suas palestras, Freud apresentou sua teoria sobre o inconsciente e os resultados que estava tendo com os pacientes utilizando o método da hipnose. Ele foi totalmente desacreditado pelos colegas e despedido do seu emprego no hospital. Meynert, diretor do hospital o ridicularizou frente a sociedade de médicos.
Durante as terapias com seus pacientes, Freud começou a perceber o problema da repressão e, através da análise, procurou pelo trauma que causava os sintomas que se apresentavam. Percebeu também que a lembrança aliviava o sintoma e que a emoção era descarregada com uma ação física. Em uma das sessões, ele se deparou com um paciente, que em estado hipnótico, sentia desejos pela própria mãe. Esse fato o espantou, pois o fez questionar seu próprio inconsciente. Frente aos sonhos que começou a ter, Freud iniciou uma autoanálise. Tais fatos o deixaram muito angustiado e ele decidiu parar suas pesquisas. Seu amigo Doutor Breuer disse a ele que era uma pena ele não continuar