RETÓRICA E REALIDADE HISTÓRICA
PORTFÓLIO 13ª SEMANA
Centro Universitário Claretiano Licenciatura em Educação Física Disciplina: Comunicação e Linguagem Prof. Vera Lucia de Faveri e Silva
2013
RETÓRICA E REALIDADE HISTÓRICA
A retórica do poder é muito utilizada pelas pessoas que de alguma forma exerçam cargos e posições de liderança na sociedade.
Retórica é o domínio da lógica informal que estuda a arte de falar com eloquência. Nasceu na democracia da Grécia Clássica e foi estudada por Aristóteles.
Pode-se verificar, como exemplo, nos dias de hoje, que o discurso político, é por excelência um jogo de palavras onde o candidato busca persuadir seus interlocutores utilizando de artifícios através de argumentos que realcem, de modo verossímil a sua posição honesta e justa nas mais diversas situações de comunicação com os eleitores.
O campo da comunicação de massa por sua vez é imprescindível para a construção desse processo. A mídia desempenha um papel significativo nos intercâmbios comunicativos da elite política, porém a maior parte dessa comunicação tem caráter persuasivo e visa influenciar os nossos pensamentos, sentimentos e ações. Aristóteles, em sua Retórica, afirmou que mostrar-se a si mesmo sobre determinado aspecto é fazer supor aos ouvintes que temos para com eles determinada disposição. Esse pensamento da Antiguidade se faz válido no mundo contemporâneo, posto que, no cenário político isso não se difere, pois o discurso político é argumentativo, alicerçado pelo ponto de vista do emissor onde busca persuadir o eleitorado, a fim de ganhar votos. A comunicação e sua utilização nos processos eleitorais podem ser consideradas incipientes, pois a quase totalidade da ênfase é dada aos processos de fabricação de imagens e de discursos que, em última instância, são apresentados como produtos a serem consumidos pelos expectadores. Sendo