COMO SURGIU O MUNDO E O UNIVERSO?
Como surgiu o Mundo e o Universo? Sempre existiu? Quem ou o quê criou o Universo? Ou criou-se sozinho?
Querer saber de onde veio a realidade que nos cerca é uma pergunta inerente ao Ser Humano. Desde que pudemos ser considerados por homo sapiens indagamos sobre a origem de nosso Universo, que na antiguidade muitas vezes se restringia ao mundo. E criamos então uma busca pela CosmoGênese (origem do cosmo), que muitas vezes se mistura com a origem do Ser Humano, a AntropoGênese.
Um questionamento tão importante não poderia deixar de receber os mais diversos tratamentos através dos tempos, há inúmeras explicações Cosmogênicas desde períodos imemoriais da história, porém, podem ser agrupados em 4 modos distintos e que ocorreram em épocas diferentes principalmente na parte ocidental de nosso planeta.
Basicamente, podemos dividí-las em:
Cosmogêneses MITOLÓGICAS
Indiscutivelmente as mais antigas remontando a pré-história. Na Mitologia, parte integrante da maioria das religiões, está a mais antiga forma de se tentar conceber e compreender a origem e os fundamentos da realidade que nos cerca, o que nesse contexto geralmente se restringe a alguma região do Mundo. Se baseiam em lendas, mitos, que ao abordar assuntos tão importantes sempre apresentam conteúdos fantásticos e subjetivos. Apesar de geralmente absurdas pelo ponto de vista atual, elas representam a tentativa da humanidade primitiva de explicar questões que até hoje nos afligem, revelam ricos conteúdos psicológicos de cada cultura em que se desenvolveram, e são sempre poéticas e envolventes.
Cosmogêneses FILOSÓFICAS
Tendo origem na Grécia a partir do século VI aC, as explicações filosóficas deixaram de se basear nos mitos e se centraram na razão. Mesmo sem possuir os recursos científicos da atualidade, diversos filósofos elaboraram teorias racionais e geralmente espetaculares para explicar o mundo que nos rodeia, inclusive os astros celestes. Nessa época onde