Trabalho
Não vá com tanta sede ao pote: pense nas atividades relacionadas à sua profissão, pesquise sobre suas ideias e sobre as empresas que atuam no mesmo ramo. Ser apenas otimista não basta, tem que conhecer o mercado onde você vai atuar.
Tenha cuidado, também, na escolha do seu sócio. Procure uma pessoa persistente e conhecedora do ramo, comprometida com a nova empreitada e com objetivos alinhados aos seus.
Veja a seguir os passos para abrir sua própria empresa: Ilustrações: Sergio Colotto
1o Passo - Escolha do imóvel
Primeiro, escolha o imóvel onde vai funcionar a sede da empresa. Com o endereço em mãos, solicite à prefeitura local uma licença prévia de funcionamento.
Ilustrações: Sergio Colotto
2o Passo - Escolha do nome
Na hora de definir o nome da empresa, é preciso saber se já não existem outras com a mesma denominação. Faça uma pesquisa de homônimos na junta comercial local para não ter problemas no futuro.
Ilustrações: Sergio Colotto
3o Passo - Reunir a documentação
A documentação necessária depende do tipo de empresa que você pretende abrir. A empresa pode ser individual ou ter sociedade limitada, dependendo das exigências dos órgãos públicos (estaduais e municipais) da sua região. Caso seja uma empresa de instalações hidráulicas ou elétricas, responsável pela execução de novas instalações ou por pequenos reparos, por exemplo, é preciso reunir CPF, RG, e comprovante de residência dos sócios. Ilustrações: Sergio Colotto
4o Passo - Registro na junta comercial
Após definir o tipo de empresa e o nome comercial, é necessário fazer um Contrato Social (caso a empresa seja constituída em sociedade) ou Declaração de Empresário