ciclo de refrigeração por compressão de vapor
Compressão de Vapor
Índice
SISTEMAS DE REFRIGERAÇÃO
Um sistema de refrigeração deve ser entendido como um conjunto de equipamentos operando de forma integrada, com o objetivo de transferir calor de um ambiente com baixa temperatura para um ambiente com temperatura maior. Opera de maneira contrária ao comportamento natural da transferência de calor e para isso, necessita de uma fonte externa de energia para realizar a troca de calor.
CICLO DE REFRIGERAÇÃO POR COMPRESSÃO DE VAPOR
O ciclo de refrigeração por compressão de vapor pode ser caracterizado como um fluido, conhecido como refrigerante, passando por diversos processos e retornando ao ponto inicial, sendo que em uma das etapas do processo tem-se a retirada de calor de um ambiente a baixa temperatura. Na figura 1 tem-se um esboço do ciclo de refrigeração.
Legenda:
Qa – calor absorvido;
Qr – calor rejeitado;
1 – região de baixa pressão e fase gasosa;
2 – região de alta pressão e fase gasosa;
3 – região de alta pressão e fase líquida;
4 – baixa pressão e fase líquida
.
Figura 1: Ciclo de refrigeração baseando em quatro processos
O funcionamento do ciclo de refrigeração por compressão de vapor inicia com o vapor do refrigerante superaquecido e a baixa pressão entrando no compressor (1). No interior do compressor a pressão é elevada; então o refrigerante sob alta pressão chega ao condensador (2), no qual ocorre transferência de calor para um meio externo (Qr), causando assim a condensação do refrigerante, que o deixa no estado de líquido sub-resfriado. O refrigerante deixa o condensador liquefeito e ainda sob alta pressão e a seguir chega ao dispositivo de expansão (3) na qual ocorre uma redução brusca de pressão, precisando apenas absorver calor de um meio externo para que evapore. Esse calor é fornecido no evaporador (4). A