Unidade 02 MT Ciclo Refrigera o 2014 2
CENTRO UNIVERSITÁRIO DO LESTE DE MINAS GERAIS
Unidade-02
Ciclo de Refrigeração por Compressão a Vapor
1. Introdução
Os sistemas de refrigeração são sistemas térmicos que desempenham papel importante no nosso dia a dia para conservação de alimentos nas geladeiras, frigoríficos e conforto térmico aplicado nos sistemas ar condicionado residenciais e veiculares.
Nesta unidade iremos discutir os aspectos termodinâmicos de funcionamento de um sistema de refrigeração por compressão a vapor e as respectivas alternativas e tipos de instalação.
Figura 01 – Exemplos de Aplicação dos Sistemas de Refrigeração
2. Conceitos e Definições da Termodinâmica
PROCESSO – É uma mudança no estado, que pode ser definido como qualquer mudança nas propriedades de uma substancia. Um processo típico é caracterizado pela especificação dos estados iniciais de equilíbrio inicial e final.
CICLO – Se uma substancia sai de um dado estado inicial e passa por vários processos intermediários e retorna ao mesmo estado inicial, dizemos que a substancia realizou um CICLO.
(T)
Temperatura
(T)
Temperatura
Estado
Final
Estado
Final
CICLO
Estado
Inicial
PROCESSO
Estado
Inicial
(h)
Entalpia
(h)
Entalpia
Figura – 02 – Representação de Processo e Ciclo Termodinâmico
1
unileste MG
CENTRO UNIVERSITÁRIO DO LESTE DE MINAS GERAIS
SUBSTÂNCIA PURA – È qualquer substancia que tem composição química invariável e homogenia. Ela pode existir em mais de uma fase (Sólida, líquida ou gasosa), mas a sua composição química é a mesma em todas as fases. Ex. Água
T
Temperatura
x=1 x=0 Região de Sub-Resfriamento
Pressão = cte
Região de Saturação
Região de Superaquecimento
Volume Específico
Figura 03 – Diagrama representativo das definições termodinâmicas
TEMPERATURA DE SATURAÇÃO – Chama-se de temperatura de saturação a temperatura na qual se dá a vaporização de uma substancia pura a uma dada pressão, esta pressão chamada de pressão de saturação para a dada temperatura. Por exemplo, para a água a