Fundamentos de Hardware
C AM P US S E RR A
V1.3
7
APRESENTAÇÃO
É preciso dizer, antes de qualquer outra coisa que, sem o excelente trabalho do Carlos Morimoto, autor do site Guia do Hardware, juntar todo esse material neste único compendio não seria possível. Isto porque a maioria do texto que aqui se encontra advém dos seus guias, artigos e tutoriais publicados no referido site.
Contudo, o material era imenso e impraticável para uma única disciplina, num único semestre e com carga horária relativamente curta. Assim sendo, houve um longo e intenso trabalho por parte daquele que vos fala neste momento, selecionando/editando/adaptando mais de mil páginas de texto/imagens/tabelas a fim de gerar esta apostila.
O assunto “Hardware” (de computadores PC) é de certa forma contraditório. Se por um lado, em sua parte prática tudo ficou mais fácil para o usuário e também para o técnico de manutenção, no campo teórico o oposto tem acontecido. A compreenção das características, positivas e negativas, dos diferentes hardwares é uma tarefa difícil e que exige muito estudo. E, é importante frizar que, só com um conhecimento bem além do superficial é que é possível efetuar escolhas sensatas ao montar um novo microcomputador, desvendar as possíveis causas de um problema, ou simplesmente não ser enganado por uma propaganda tendenciosa que o induz a comprar “gato por lebre”.
Em minha humilde opinião, como professor e alguém que acompanhou o desenvolvimento de boa parte do que será dito neste material, a melhor forma de fazer esse tipo de estudo é de maneira cronológica. Ou seja, primariamente compreender os dispositivos mais antigos e progressivamente assistir sua evolução ao longo do tempo, chegando finalmente aos hardwares modernos. Esse é o motivo pelo qual algumas tecnologias que estudaremos não são mais comercializadas hoje, mas certamente formam a base das maravilhas tecnológicas dos dias atuais, já que dificilmente se