retificador
EEL 031 – Eletrônica de Potência
Prática n° 7
Retificador trifásico controlado de meia onda
Alunos:
Agno Guido 19587
Alba Francine 19579
Larissa Ramiro 19604
Professor: Clodualdo Venicio
Itabira, 25 de Janeiro de 2013
Através do simulador PSIM, montou-se e analisou-se o conversor retificador trifásico controlado de meia onda, inicialmente o circuito foi fechado com somente a carga resistiva de 280Ω. Registrou-se a forma de onda para a carga puramente resistiva da tensão na rede, tensão e corrente na carga e os pulsos do tiristor que podem ser vistas respectivamente na figura 1:
Figura 1: Formas de ondas da tensão da rede, tensão e corrente na carga e os pulsos do tiristor
Deduziu-se as formulas da tensão média:
E da corrente na carga:
Após confirmar os valores da tensão e da corrente através da simulação, sendo que os valores foram bem próximos, registrou-se as formas da tensão e corrente nos tiristores T1 (vermelho), T2 (azul) e T3 (verde) mostrado na figura 2:
Figura 2: Formas de onda da tensão e corrente nos tiristores T1 (vermelho), T2 (azul) e T3 (verde).
O principio de funcionamento de um retificador controlado trifásico de meia onda é que o SCR da um pulso de disparo de acordo com a frequencia da rede. Como é um circuito trifásico, os angulos dos pulsos são defasados em 120° entre si. Este ângulo de disparo é controlado pela rede
Agora utilizando uma carga RL
Para o mesmo conversor anterior adicionou-se agora uma carga RL (R = 280Ω, L=0.37H) registrou-se as formas de ondas da tensão e corrente na carga visualizadas na figura 7:
Figura 3: Formas de onda da tensão e corrente na carga RL.
A partir da seguinte dedução calculou-se os valores de tensão e corrente média na carga.