retificador
Eu Lidoelson Lima Souza portador do RG 0826295282 e C.P.F 816.844.795-68 venho através de este informe autorizar a empresa Manuel Francisco dos Santos de Salvador com o CNPJ 14.578.504-0001/06 que estou devidamente ciente e de acordo a descontar em minha folha de pagamento o total de R$ 72,39 referente a: o dia faltado, o D.S.R e a folga, caso venha faltar sem apresentar o ATESTADO MÉDICO e este valor poderá variar de acordo ao salário recebido em cada mês. Salvador, 21 de Maio de 2014.
Lidoelson Lima Souza
Circuitos retificadores
Introdução
A tensão fornecida pela concessionária de energia elétrica é alternada ao passo que os dispositivos eletrônicos operam com tensão contínua. Então é necessário retificá-la e isto é feito através dos circuitos retificadores que convertem corrente alternada em corrente contínua. Temos os retificadores monofásicos que são utilizados em aparelhos eletrônicos e os retificadores polifásicos para uso em circuitos industriais de alta potência.
Destacaremos neste curso os três tipos de retificadores monofásicos que são: I – Retificador de meia onda. I – Retificador de onda completa utilizando transformador com derivação central. I – Retificador em ponte (fornece onda completa na saída).
I – Retificador de meia onda
O diodo tem a característica de conduzir corrente somente num sentido e devido a esta característica unidirecional, o mesmo é utilizado para retificar. O diodo ideal com polarização direta comporta como uma chave fechada e com polarização reversa comporta como uma chave aberta. O diodo real tem resistência direta muito baixa e resistência reversa muito alta.
Funcionamento do circuito
Para o ponto A positivo em relação ao ponto B o diodo está polarizado diretamente e conduz . Com isto, a corrente circula de A até B passando pelo diodo e RL.
Para A negativo em relação a B, o diodo está polarizado inversamente e não conduz. Tem-se corrente em RL, somente, nos semiciclos