Retificador
Campus São Luís – Monte Castelo
Departamento de Eletrotécnica
Alunos: Andersson dos Santos, Ana Karla, Kerlen, Karina;
RETIFICADOR TRIFÁSICO CONTROLADO DE MEIA-ONDA
PONTE SEMI-CONTROLADA
PONTE CONTROLADA
Prof. Airton Augusto Gomes da Costa
INTRODUÇÃO
A função da eletrônica de potência é controlar o fluxo de potência, processando a energia das fontes de alimentação disponíveis (rede elétrica, geradores ou baterias) através de dispositivos semicondutores de potência, para alimentar as cargas. No sistema de controle de eficiência do motor é necessário controlar o valor CC da saída de um retificador, sem alterar os valores de tensão da entrada senoidal. Para que isso possa ser feito é necessário utilizar retificadores controlados ou semi-controlados. Estes sistemas são compostos por diodos e SCR em ponte. O retificador controlado trifásico é composto por seis SCR em ponte. O retificador trifásico semi controlado, por sua vez, utiliza três diodos e três SCR.
O circuito deste retificador trifásico controlado de meia onda é similar ao retificador não controlado, a diferença está na entrada em condução dos semicondutores de potência. Isto faz com que se torne possível variar o valor da tensão de saída.
OBJETIVO.
Para este laboratório temos 3 etapas.
1. Retificador trifásico de meia onda;
2. Ponte semi-controlada;
3. Ponte completa;
MATERIAL UTILIZADO.
Lâmpadas Regulador de tensão Alicate amperímetro Placa de SCR Placa de diodo Kit data pool eletrônica Osciloscópio Fios Bancada OBSERVAÇÃO:
Antes de começamos este experimento, fizemos o teste em todos os SCR nas entradas e saídas. Tendo uma das saídas que chamamos de S3 que não funcionava corretamente, para este teste usamos um regulador de