Tratamento de agua
Cada ETA possui um laboratório que processa análises e exames físico-químicos e bacteriológicos destinados à avaliação da qualidade da água desde o manancial até o sistema de distribuição. Além disso, existe um laboratório central que faz a aferição de todos os sistemas e também realiza exames especiais como: identificação de resíduos de pesticidas, metais pesados e plancton. Esses exames são feitos na água bruta, durante o tratamento e em pontos da rede de distribuição, de acordo com o que estabelece a legislação em vigor.
3.7 BOMBEAMENTO
Concluindo o tratamento, a água é armazenada em reservatórios elevados quando então, através de canalizações, segue até as residências.
4 CARACTERÍSTICAS DE UM BOM SERVIÇO DE TRATAMENTO DE ÁGUA
4.1 QUALIDADE
A água deve estar livre de microorganismos patogênicos que causam problemas à saúde. Deve atender às exigências das normas aprovadas pelas autoridades sanitárias de cada país.
4.2 QUANTIDADE
O sistema de abastecimento deve ser capaz de distribuir volumes suficientes de água para satisfazer às demandas da população e das indústrias.
4.3 COBERTURA
A água deve estar disponível para a população já que é um elemento vital para a saúde.
4.4 CUSTO
A água deve ter um custo razoável que permita à população ter este serviço e que este custo cubra os gastos operacionais e de manutenção.
Controle operacional
A operação e manutenção preventiva e corretiva do sistema de abastecimento deve ser controlada para assegurar seu bom funcionamento.
5 DISTRIBUIÇÃO DE ÁGUA
Na maioria dos casos de empresas responsáveis pelo tratamento de água, também são as responsáveis pela distribuição da água para as demandas de população e industrial.
As principais normas brasileiras editadas pela ABNT para Sistemas de Abastecimento de Água são:
NBR 09650 – Verificação de estanqueidade no assentamento de adutoras e redes de água
NBR 10156 – Desinfecção de tubulações de sistema público de