Computação na nuvem
A computação em nuvem (ou cloud computing, em inglês), que há pouco tempo era apenas uma tendência, hoje é uma realidade. Essa tecnologia permite a realização tanto de tarefas básicas quanto das mais complexas na Internet. É possível criar documentos de texto, planilhas ou fazer a edição de imagens. O sistema que permite rodar aplicativos e utilitários em nuvem, também guarda os dados do usuário, dispensando o disco rígido do computador.
As vantagens da computação em nuvem são muitas: acessar os seus arquivos de qualquer computador ou dispositivo móvel; não correr o risco de perdê-los no caso de seu computador ou disco rígido (HG) estragar; não ter necessidade de usar uma máquina com muito espaço de armazenamento, já que tudo é executado e salvo em servidores remotos e muito mais.
Principais empresas que oferece o serviço: Os principais fornecedores deste tipo de tecnologia são Microsoft, Salesforce, Skytap, HP, IBM, Amazon e Google.
Principais Recursos
Virtualização: a computação em nuvem faz amplo uso da virtualização de servidores e armazenamento para alocar e realocar recursos rapidamente
Multi-tenancy -os recursos são agrupados e compartilhados entre vários usuários para obter economia de escala
Acesso à rede - os recursos são acessados por meio de um navegador da Web ou thin client, usando uma variedade de dispositivos em rede (computador, tablet, smartphone)
Sob demanda - os recursos são autoprovisionados a partir de um catálogo on-line de configurações predefinidas
Elástico -os recursos podem fazer scale-up ou down automaticamente
Medição/chargeback -o uso dos recursos é monitorado e cobrado de acordo com o contrato de serviço
Entre os muitos tipos de serviços de computação em nuvem fornecidos internamente ou por provedores de serviços terceirizados, os mais comuns são:
SaaS (Software as a Service, software como serviço) – o software é executado em computadores pertencentes ao provedor de SaaS e por ele