Retenção
O presente seminário tem por objetivo, apresentar uma idéia sobre o processo de retenção de talentos dentro de uma organização, visando a nova forma de gerir recursos humanos nos tempos atuais.
Teve-se como base o conceito de talento humano enfatizando a importância das pessoas no ambiente empresarial, ressaltando de que forma podem contribuir para o sucesso das organizações.
Procurou-se demonstrar que o crescimento e o desenvolvimento de uma organização no mundo empresarial atual depende de diversos fatores, entre eles um dos que têm mais se destacado: o fator humano.
A valorização do investimento na política de gestão de pessoas tem trazido excelentes resultados às empresas, tendo em vista que este não se caracteriza como um gasto, mas como uma reciprocidade que trará retorno através dos resultados gerados por seus colaboradores.
Essa valorização está sendo buscada desde o processo de atração de talentos até a manutenção das pessoas no quadro de colaboradores.
Palavras-chave: Talento. Pessoas. Investimento. Organizações.
1.0 - INTRODUÇÃO
A palavra talento na antiguidade para os antigos hebreus, gregos e romanos, significava uma unidade de peso. Por meio da troca de metais preciosos por esse peso, o talento tornou-se uma unidade monetária. Dessa forma, podemos dizer que o dinheiro foi a fonte chave da criação de valor.
A idéia de os recursos humanos passarem a ser considerados e vistos como talentos dentro das organizações teve início na década de 60. Naquela época se priorizava apenas os processos e não as pessoas.
Um dos primeiros pensadores a expressar sobre este assunto nesta década foi Schultz, onde citava valorizar o humano no trabalho como diferencial patrimonial de futuro, porém no Brasil isso estava longe de virar realidade, devido a ditadura brasileira.A partir daí muitos pensadores começaram a observar melhor o capital humano.
Quanto maior competência para aprender, quanto melhores as condições para trocas e