Eletricidade
Introdução
Atualmente estamos cercados de aparelhos eletro-eletrônicos e com isso aumenta o risco de sermos submetidos a choques elétricos ao manipularmos algum deles. Utilizando simulações e animações que ilustram situações quotidianas, vamos abordar sobre como os choques ocorrem e como se prevenir deles usando conceitos físicos. Nesta atividade o aluno terá a oportunidade de explorar conceitos de eletricidade como a tensão, a corrente elétrica, o isolamento e a resistência elétrica. O aluno aprenderá, de forma lúdica, normas de segurança ao utilizar equipamentos elétricos para evitar choques elétricos.
Objetivos
Entender os conceitos de tensão, corrente e isolamento elétrico, para explicar o choque elétrico; Aprender a se prevenir de choques elétricos;
Pré-requisitos
Noções de corrente, tensão e isolamento elétrico.
Tempo previsto para a atividade
Para a atividade estão planejados 25 minutos no computador com a execução do Objeto de Aprendizagem e outros 25 minutos para debates e discussões após a simulação.
Na sala de aula
Para que os alunos possam se familiarizar mais sobre choques elétricos, o professor pode propor um trabalho prévio, em grupo, onde os alunos pesquisem causas e efeitos do choque elétrico no corpo humano. Os resultados podem ser apresentados na forma de um trabalho escrito ou até mesmo numa discussão na forma de seminários. Numa discussão
Página 1
12/04/2007
em sala de aula ou pela escolha de um pequeno grupo de alunos para debater sobre choques elétricos em sala de aula, pode ajudar o professor na motivação dos alunos, e no entendimento do alcance da percepção do assunto pelos alunos. Seria muito importante que, nessa aula, o professor abrisse um debate com questões relacionadas a choques elétricos, instigando os alunos a opinarem sobre as causas e sobre as conseqüências do choque elétrico bem como sobre maneiras de evitá-los.
Questões para discussão
No debate o professor,