retençao
Instituto de Ciências Tecnológicas e Exatas – ICTE
Disciplina: Laboratório de Fundamentos de Fenômenos de Transporte
PRÁTICA 1 – DETERMINAÇÃO DO COEFICIENTE DE VISCOSIDADE EM
VISCOSÍMETRO DE STOKES
1. INTRODUÇÃO
A viscosidade é uma propriedade física dos fluidos e representa a resistência dos mesmos ao escoamento por causa das forças intermoleculares de coesão. É uma propriedade que depende da natureza da química da substância fluida, bem como de fatores físicos externos (pressão, temperatura e composição).
Quando um fluido sofre ação de tensão, começa a mover-se a uma taxa de deformação inversamente proporcional à viscosidade (viscosidade absoluta, viscosidade dinâmica, viscosidade). Fluidos com valores mais elevados de coeficiente de viscosidade oferecem maior resistência ao escoamento que fluidos que apresentam coeficientes de viscosidade mais baixos. As unidades de medidas do coeficiente de viscosidade são [N.s.m2
] no sistema internacional de unidades (SI) e [Pa.s] no sistema centímetro-grama-segundo
(CGS), freqüentemente o coeficiente de viscosidade é expressa em centipoise [mPa.s].
O fluido newtoniano caracteriza-se por coeficiente de viscosidade constante, independente da taxa de cisalhamento aplicada, enquanto o fluido não newtoniano se caracteriza por uma mudança no coeficiente de viscosidade com o aumento na velocidade de cisalhamento. O coeficiente de viscosidade dos fluidos varia com temperatura e pressão.
O coeficiente de viscosidade de um fluido pode ser determinado por vários métodos: através da resistência de líquidos ao escoamento, tempo de vazão de um líquido através de um capilar; da medida do tempo de queda de uma esfera através de um líquido; medindo a resistência ao movimento de rotação de eixos metálicos quando imersos na amostra.
O Viscosímetro de Stokes é constituído por um tubo de vidro, preenchido com um determinado líquido, do qual desejamos conhecer o