retençao e fidelização de clientes
A retenção de clientes é um trabalho que começa no primeiro contato com o cliente estende-se por todo o ciclo de um relacionamento. Com a concorrência cada vez mais acirrada entre empresas de serviços financeiros, onde a concorrência vem de todos os lados e crescerá cada vez mais, deve-se antes de buscar novos clientes, manter os que já estão na base, criando-se dessa forma uma nova ênfase sobre o valor da retenção de clientes.
A retenção de clientes é um projeto que envolve organização e análise de grandes quantidades de dados. Além disso, o mercado competitivo de hoje exige que empresas de serviços entendam claramente o comportamento e os valores dos clientes e tenham com eles um relacionamento mais individualizado.
Pode-se afirmar que manter clientes custa bem menos do que os gastos para atraírem novos, a preservação dos clientes é um meio para se alcançar a geração de lucros. O valor de um cliente para a empresa é igual ao lucro potencial que o mesmo pode proporcionar ao longo dos negócios com essa empresa, à medida que o tempo passa, crescem os negócios efetuados com o cliente, caindo os custos de retê-lo.
Toda empresa competitiva deve encantar o seu cliente, mantê-los satisfeitos e atraídos. Estas ações somadas ao respeito e ao direito do consumidor são maneiras de fidelizar a preferência do cliente à sua marca, produto e empresa.
Em políticas de fidelização, muitas empresas crêem que oferecer produtos e serviços continuamente melhorados e a preços acessíveis, seja a principal forma de fidelizar o consumidor.
Além desta ação estratégica, há a utilização de programas de