Resíduos de saude hospitalar
MANUSEIO, CONTROLE E DESCARTE DE
SAÚDE
- RSS PRODUTOS BIOLÓGICOS
Resíduos de Serviço de Saúde (RSS), são resíduos e produtos biológicos gerados por estabelecimentos e instituições de assistência, ensino e pesquisa médica relacionados a saúde (lixo de hospitais, laboratórios, clinicas, etc.).
No sentido de proteger a saúde dos seres vivos, diminuindo o impacto e a incidência de contaminação no meio ambiente, por suas características, é de suma importância que o manuseio, o controle e o descarte desses produtos biológicos, venham a ter o adequado gerenciamento e tratamento diferenciado, desde a sua geração até o seu destino final.
CLASSIFICAÇÃO DOS RESÍDUOS
PLANO DE
GERENCIAMENTO DOS RSS
O Plano de Gerenciamento de
Resíduos de Serviço de Saúde
(PGRSS) é um conjunto de procedimentos de gestão que visam o correto gerenciamento dos RSS.
Contempla
os aspectos referentes a geração, segregação, acondicionamento, coleta interna, armazenamento, transporte, tratamento e destinação final, bem como os aspectos relativos a proteção a saúde publica e segurança ocupacional do pessoal envolvido nas etapas do gerenciamento de resíduos.
Baseia-se na resolução da
ANVISA – RDC 306 e do Conselho
Nacional do Meio Ambiente –
CONAMA 385, o PGRSS é obrigatório a todo gerador de resíduos de serviço de saúde.
ARMAZENAMENTO
TEMPORÁRIO
ARMAZENAMENTO
EXTERNO
COLETA E
TRANSPORTE
EXTERNO
DISPOSIÇÃO FINAL
DOS RSS
Consiste na guarda temporária dos recipientes contendo os resíduos já acondicionados, em um local próximo ao ponto de geração. Consiste no acondicionamento dos recipientes de resíduos até a realização da coleta e transporte externo.
Consiste na retirada dos resíduos do armazenamento externo até o local de tratamento ou disposição final.
Consiste na disposição definitiva de resíduos já tratado, do solo ou em locais previamente preparados para serem recebidos.
Referencias:
Resíduos de Serviço de Saúde. Disponível em: