Resíduos de Construção e Demolição
Boa Leitura
Resíduos de Construção e Demolição
Os resíduos de construção e demolição, mais conhecidos como Entulho, são os resíduos ou sobras gerados em uma construção ou demolição de um edifício.
O grande volume de resíduos gerados nas cidades vem das sobras das construções civis. Em São Paulo esse volume de entulho chega a 55% do total, e em Ribeirão Preto esse número chega a 70%, conforme dados do Sinduscon.
Para isso é necessário que haja uma gestão de resíduos ou um plano de gerenciamento de sobras, onde o material é separado e enviado para a reciclagem, assim, a produção de resíduos no canteiro de obras é reduzido até pela metade, assim gerando uma queda no envio de sobras para aterros.
Quando depositado em local inadequado, pode gerar diversos problemas, inclusive problemas ambientais e de saúde publica.
Sendo assim cada cidade deve ser responsável pelo entulho gerado, o entulho é responsabilidade de quem o gerou, a disposição inadequada do mesmo é considerado crime ambiental.
Classificação dos Resíduos
Os resíduos são divididos em 4 categorias denominadas A, B, C e D:
Classe A
São eles: Alvenaria, concreto, argamassa e solos, que podem ser reutilizados na forma de agregados.
Classe B
São elas: Restos de madeira, metal, plástico, papel, papelão e vidros, que podem ser reutilizados no próprio canteiro de obra ou encaminhados para reciclagem.
Classe C