resumoo
A Sociologia estuda o ser humano inserido na sociedade. Sociologia é a ciência que estuda a natureza, causas e efeitos das relações que se estabelecem entre os indivíduos organizados em sociedade. Assim, o objeto da sociologia são as relações sociais, as transformações por que passam essas relações, como também estruturas, instituições e costumes que têm origem nelas.
Ciências Naturais: Estudam fenômenos relativamente mais simples, nos quais se encontram como estudo objetos naturais, como a química, a física, a medicina.
Ciências Sociais: Estudam fenômenos mais complexos, difíceis de se chegar a uma conclusão, pois trabalha com aspectos econômicos que envolve a vida de milhões de pessoas. Não é possível isolar um para se obter o resultado.
ANTROPOLOGIA:
Etnocentrismo: O nome que se dá para o olhar para a outra cultura julgando-a de acordo com valores que não lhe pertencem. Nenhuma cultura é melhor do que a sua.
Relativização Cultural: Aceita a cultura alheia sem preconceitos.
Determinismo Geográfico: A teoria que diz que a cultura é determinada pelo ambiente no qual ela se desenvolveu.
Determinismo Biológico: A teoria que diz que o ser humano está naturalmente programado a desenvolver a cultura que se encontra inscrita na sua genética.
Endocultutração: O nome do processo de assimilação da cultura. Várias culturas em um mesmo espaço.
Aculturação: Diz respeito às modificações culturais resultantes dos contatos entre pessoas de duas sociedades diferentes.
Roberto Da Matta: Mito das 3 Raças, branco, negro e indígenas. O Brasil se tornou uma sociedade mestiça e homogênea, onde não existiria preconceito "racial" e todos os indivíduos seriam, em potencial, capazes de possuírem igualdade formal, material e moral entre si.
Conde de Gobineau: explica a formação racial/cultural como fator de decadência e degenerescência da sociedade brasileira.
Gilberto Freyre : se propõe a deslocar o debate superioridade/inferioridade para