não tenho
Background
O Programa Nutrir, lançado em 1999, tem como objetivo prevenir, por meio da educação alimentar, a desnutrição e a obesidade em crianças e adolescentes, de 5 a 14 anos, que vivem em condições socioeconômicas desfavoráveis. O intuito é divulgar e ensinar como preparar receitas de dar água na boca, com aproveitamento total dos alimentos, em perfeitas condições de higiene e com valores nutricionais que favoreçam o desenvolvimento dos atendidos. Por meio de metodologia lúdica que facilita a difusão de informações, o Programa beneficiou, desde sua criação, mais de 800 mil crianças em situação econômica desfavorável, com a prevenção da desnutrição infantil, do sobrepeso e da obesidade. Indiretamente, ajudou a melhorar a situação nutricional de milhares de famílias que puderam aprender hábitos saudáveis de alimentação.
O mais importante seria abordar a questão da educação alimentar, pois na medida em que o programa motiva crianças e adolescentes a realizarem escolhas saudáveis, contribui para a prevenção e até mesmo correção de uma série de transtornos alimentares. Mais do que isso, preparar educadores populares (comunidade) e educadores formais (escolas), para trabalharem diretamente com as famílias e com as crianças e adolescentes é um grande desafio, mas traz resultados permanentes e não paliativos. O Brasil possui realidades socioeconômicas muito distintas, o que tornaria sem efeito um programa que abordasse apenas a desnutrição ou a obesidade. Para dar conta de realidades tão diversas e complexas, seriam necessárias ações abrangentes e focadas em resultados concretos, que tivessem como meta alterar a realidade local no seu escopo de atuação.
Os altos índices de desnutrição e obesidade serviram como balizas para a escolha da causa. Como empresa de nutrição, a Nestlé resolveu organizar o seu investimento social e direcioná-lo para uma causa alinhada ao seu negócio, compartilhando sua expertise com as comunidades.
As metas do programa são