Resumo P Prova De Psicologia Social
Social: objeto de estudo comportamento humano fruto da integração
Para ser humano precisa do social = processo de construção da condição humana
Quando discrimina o outro determina o “eu”!
Sritz: O que precede o sim: É a “falta” que diz que o outro existe; bebê é onipotente ( que pode tudo); estágio narcísico.
Quem sou eu? Quem da a resposta é p outro, sem o outro não existimos; principio do prazer.
Subjetividade: eu sou o outro dentro de mim; interiorização do outro.
“É possível uma psicologia que não seja uma psicologia social já que não tem sentido conceber um indivíduo isolado de seu contexto social?”
Freud.
Toda psicologia é social, estando dentro da natureza histórico-social do ser humano
Constatado impossível estudar o homem como ser isolado, desenvolve teorias e métodos para explicar a influencia dos fatores sociais sobre os objetos psicológicos básicos, percepção, motivação, pensamento, aprendizagem e memoria, organizando-se dessa forma a psicologia social como uma das áreas da psicologia.
Abrapso(1980): Associação Brasileira de Psicologia social, que visa redefinir o campo da psicologia
História
Wundt, em 1879 construiu a psicologia experimental, tornando uma ciência independente. Criou o laboratório de psicologia em Leipzig, Alemanha.
Psicologia social da era moderna é um fenômeno tipicamente americano, mas suas raízes são europeias. O surgimento da psicologia social no solo americano, se deu pela migração de grandes pesquisadores na época das guerras
Lane e Codo organizaram em 1984 a ruptura da psicologia social brasileira com a norte americana com a “Psicologia Social: o homem em movimento”
Segundo Farr existem duas formas de psicologia social:
1. Psicológicas: reduzem a explicação do coletivo e do social a leis individuais, o individuo é autônomo, independente das suas relações no contexto social, consciente de si, isso individualiza a psicologia social
2. Sociológica: relação entre o indivíduo e o coletivo,