Internet banda larga
RESUMO DO CAPÍTULO 1- PSICOLOGIA SOCIAL:
A psicologia social contribui para o campo de estudos de Serviço Social oferecendo uma visão crítica da realidade cotidiana, buscando ir além do que é aparente.
Toda psicologia pode ser considerada social pois o ser humano é um ser histórico-social e não pode ser estudado isoladamente, fora de seu contexto social. A análise ideológica é fundamental para o conhecimento psicossocial do indivíduo, pois determina e é determinada pelos comportamentos do indivíduo e suas relações sociais que por sua vez constituem o próprio indivíduo.
Objeto de estudo: interação social e suas dinâmicas interdependentes, procurando compreender a natureza social do fenômeno psíquico. Busca compreender as interações dos indivíduos e suas relações.
A ATIVIDADE NA FORMAÇAO DO PSIQUISMO:
A formação do mundo interno é baseada no processo de internalização do que é vivenciado em suas atividades , explorando o ambiente, conversando com os amigos , trabalhando , etc, tudo é transformado em ideias, imagens que passam a habitar seu mundo interno; ou seja à medida em que o homem atua e transforma o mundo ao seu redor constrói a si mesmo.
A CONSTRUÇÃO DA SUBJETIVIDADE HUMANA:
A subjetividade humana surge do contato entre os homens e do homem com a natureza. O mundo interno que possuímos é construído nas relações sociais. Não somos seres passivos , somos agentes ativos da nossa história pessoal e social e nos tornamos homens e mulheres a partir do que aprendemos com as gerações anteriores, da história e do contexto social que estamos inseridos.
O HOMEM MODERNO:
O homem moderno vive em um momento de incertezas, guerras transformações econômicas e transição de valores que o fazem se sentir perdido. Assim o homem passa a guiar a sua vida pelo que os outros pensam e dizem ao seu respeito, e por estar sempre a mercê de vontades e valores alheios , tornou se um verdadeiro estranho para si mesmo. O que este homem pensa passa a ser encarado por ele mesmo