Filosofia Mat Ria EAD
Este é um tópico de provocação! Uma "chuva de ideias" inicial e estimulante que vai nos permitir o contato com conceitos preliminares importantes!! Aproveitem! Livremente, discutam, questionem e se apresentem dizendo o que já pensaram sobre aFilosofia, quais as impressões e as expectativas que trazem para este nosso estudo! Por enquanto, não trataremos de questões formais como avaliação e outras tantas, apenas aceitem o convite para pensar sobre o que pensam!
Os Problemas da Filosofia
Bertrand Russell
1912, Oxford University Press, 1959, reimpresso em 1971-2
Tradução: Jaimir Conte
Capítulo XV
O Valor da Filosofia
Tendo agora chegado ao término de nossa breve e incompletíssima revisão dos problemas da filosofia, será conveniente considerar, para concluir, qual é o valor da filosofia e por que ela deve ser estudada. É da maior importância considerar esta questão, em vista do fato de que muitos homens, sob a influência da ciência e dos negócios práticos, propendem a duvidar se a filosofia é algo melhor que inocente mas inútil passatempo, com distinções sutis e controvérsias sobre questões em que o conhecimento é impossível.
Esta visão da filosofia parece resultar, em parte, de uma concepção errada dos fins da vida humana e em parte de uma concepção errada sobre o tipo de bens que a filosofia empenha-se em buscar. As ciências físicas, por meio de invenções, é útil para inumeráveis pessoas que a ignoram completamente; e por isso o estudo das ciências físicas é recomendável não somente, ou principalmente, por causa dos efeitos sobre os estudantes, mas antes por causa dos efeitos sobre a humanidade em geral. É esta utilidade que faz parte da filosofia. Se o estudo de filosofia tem algum valor para outras pessoas além de para os estudantes de filosofia, deve ser somente indiretamente, através de seus efeitos sobre as vidas daqueles que a estudam. Portanto, é em seus efeitos, se é que ela tem algum, que se deve procurar o valor da filosofia.
Mas,