RESUMO O SERVIÇO SOCIAL NA REESTRUTURAÇÃO PRODUTIVA
ALUNO: WAGNER PINHEIRO DA SILVA
CURSO: SERVIÇO SOCIAL
SEMESTRE: VI
PROFESSORA: LUCIANA
DISCIPLINA:
RESUMO DO LIVRO O SERVIÇO SOCIAL NA REESTRUTURAÇÃO PRODUTIVA: ESPAÇOS, PRGRAMAS, DIREÇÕES E PROCESSOS DO TRABALHADOR PROFISSIONAL
ICÓ-CE
25 de Fevereiro de 2014
Em todas as instituições, o assistente social tem sido requisitado para administrar diretamente questões da produção e reprodução da força de trabalho, para isso o mesmo opta por participar na construção de uma nova cultura voltada essencialmente para o trabalho e assistência não só ao trabalhador bem como a sua família.
A cada crise perpassada pelo capitalismo, há sempre uma nova reestruturação de seu ciclo de produção, sendo assim, ocorrem transformações também sua própria forma de organização, gestão e consumo da força de trabalho. Dessa forma, como consequência disso, estes aspectos afetam as práticas profissionais, em especial aqui, a dos assistentes sociais.
As expressões das tendências contemporâneas do Serviço Social diante dos impactos sociais da reestruturação produtiva fazem o profissional do Serviço Social atuar com um conjunto de intervenções sócio institucionais que reatualizem as formas de controle e subordinação do trabalho ao capital. Inserido no processo de industrialização das grandes empresas brasileiras no final do “Estado Novo”, e, neste contexto, a operacionalidade da sua perspectiva crítica inspirada na tradição marxista, que informa em relação as empresas privadas ocorre um processo tardio de implemento do profissional devido as concepções enviesadas das empresas sobre a assistência social.
Portanto é visto apenas a necessidade de reprodução física e espiritual da força de trabalho, força essa que com própria industrialização no âmbito nacional cresce de forma extraordinária ocasionando mudança no cenário social e econômico, surgindo assim uma urgente reestruturação para manter os modos