Serviço Social na Empresa
A ATUAÇÃO DO SERVIÇO SOCIAL NAS EMPRESAS DIANTE
DA REESTRUTURAÇÃO PRODUTIVA
Flávia Cortez LEIRIÃO1
RESUMO: O presente artigo tema como objetivo conhecer a atuação do Serviço Social em empresas. Para isso é necessário compreendermos as transformações que a sociedade sofreu advindas do mundo do trabalho pela reestruturação produtiva, alterando o modo de produção capitalista, pela flexibilização do processo de trabalho, além das influências do novo ideário neoliberal, que afetaram na vida do trabalhador da fábrica pelo desmonte dos direitos sociais. Frente a essas questões, enfatizaremos a importância da intervenção do assistente social nas empresas, primeiramente porque é um campo de atuação tenso, cheio de contradições que deve ser aprimorado, e segundo, para que o profissional através de suas ações pautadas no
Projeto Ético-Político de sua profissão venha contribuir na perspectiva de ações que levem à emancipação e conquista dos direitos dos trabalhadores nas empresas.
Palavras-chave:
Reestruturação
Produtiva.
Mudanças do Mundo do Trabalho. Empresas.
Serviço Social.
1.
CONSIDERAÇÕES
A
RESPEITO
DAS
EMPRESAS
E
A
REESTRUTURAÇÃO PRODUTIVA
Para falarmos a respeito da atuação do Serviço Social nas empresas, é necessário, antes de tudo, a compreensão do surgimento das empresas e suas fases, contextualizadas às mudanças ocorridas no mundo
1
Discente do 4º ano do curso de Serviço Social das Faculdades Integradas “Antônio Eufrásio de Toledo” de
Presidente Prudente. E-mail: flavia_leiriao@yahoo.com.br. Participante do IV Encontro de Iniciação Científica e III Encontro de Extensão Universitária no ano de 2008.
2 do trabalho pela reestruturação produtiva, as quais são de suma importância para compreendermos nossa realidade atual relacionada à função das empresas e da presença do assistente social nelas.
Empresa é definida como organização de capital e trabalho com vistas à produção ou troca de