texto e textualidade
O que é um texto? Podemos definir o texto como uma produção linguística,falada ou escrita,de qualquer tamanho,que tenha sentido em situações de comunicação entre autor/leitor. Enquanto ferramenta de comunicação,um texto segundo as posições tradicionais da linguística ,deve obedecer aos critérios de textualização:(ESQUEMATIZAÇÃO E FIGURAÇÃO).Segundo Beaugrande/Dreesler,esses critérios devem ser tomados com algumas ressalvas: *não se pode dividir os aspectos da textualidade de forma tão estanque e categórica *não se deve concentrar a visão de texto na prioridade do código *não se pode ver nesse critérios algo assim como princípios de boa formação textual. Os fatores pragmáticos são aqueles que analisamos dentro e fora do texto, de forma direta e indireta, pois ao ler um texto identificam-se a sua intencionalidade, aceitabilidade, situacionalidade, informatividade e intertextualidade, sendo está última a que mais apresenta dificuldades de assimilação dos alunos.
CRITÉRIOS DE TEXTUALIDADE:
Coerência é aquilo que faz com que um texto nos pareça
“lógico”, consistente, com sentido;
Coesão é a manifestação linguistica formal;
Intencionalidade que diz respeito ao valor ilocutório do discurso;
Aceitabilidade modo como o leitor irá receber algum conhecimento;
Situacionalidade é a adequação do texto a uma situação;
Informatividade quantidade de informações que o leitor irá absorver
Intertextualidade criação de textos,a partir de outros pré-existentes O texto com bom indice de informatividade precisa atender a outro requisito: a suficiência de dados. Isso significa, que o texto tem que apresentar todas as informações necessárias para que seja compreendido com o sentido que o produtor pretende.
O contexto sociocultural em que se insere o discurso também é de extrema importância para que haja sentido naquilo que está sendo exposto,pois se o leitor não possui algum conhecimento