texto e textualidade
SETOR DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO
CAMPUS DE IRATI
DANIEL VOSNIKA
RESUMO
IRATI
2013
DANIEL VOSNIKA
RESUMO
Resumo apresentado à Universidade Estadual do Centro-Oeste UNICENTRO/IRATI, como requisito parcial para a obtenção de aprovação na disciplina: Redação e Interpretação de Textos.
Professora: Ms.: Patrícia Elisabel Bento Tiuman.
IRATI
2013
TEXTO E TEXTUALIDADE
Para podermos entender como os textos escritos são feitos, precisamos saber como eles são montados, conceituados e quais são as suas principais características.
Texto pode ser definido como algo escrito ou falado que tenha como objetivo a comunicação, sendo ela por meio formal ou informal. É preferível que ele seja elaborado de modo que o receptor alvo capte sua mensagem forma rápida e fácil, possibilitando assim um perfeito entendimento e rápida propagação desta mensagem. Nos dias de hoje, o texto é o modo mais utilizado para a obtenção e aprofundamento de conhecimentos em geral e está presente em inúmeras áreas do nosso dia-a-dia.
Textualidade é aquilo da forma a um texto. Seus elementos, como a coerência e a coesão são pilares fundamentais para que o texto tenha sentido. Um conjunto de palavras é tido como coerente quando exposta de modo compatível ao conhecimento de mundo do receptor, necessário para o bom entendimento. De mesmo modo, um discurso é considerado coeso ao se respeitar a unidade formal do texto a qual é construída através de mecanismos gramaticais e lexicais, ou seja, é a manifestação linguística da coerência. Além destas características a textualidade conta com alguns fatores pragmáticos como a intencionalidade, a aceitabilidade, a situacionalidade, a informatividade, e a intertextualidade. A intencionalidade pode ser definida, a grosso modo, como o empenho que o escritor aplica ao texto para deixa-lo de fácil entendimento ao leitor, é o nível da vontade de