Os Gurus Da Qualidade
“É melhor ter gerentes com qualidade do que apenas gerentes da qualidade.”
Walter Shewhart
Walter Andrew Shewhart (New Canton, 18 de março de 1891 — 11 de março de 1967) foi um físico, engenheiro e estatístico estadunidense, conhecido como o "pai do controle estatístico de qualidade".
Ele foi formado pela universidade de Illinois e seu Ph.D., em Física, foi obtido na universidade da Califórnia em 1917. Após trabalhar como engenheiro na empresa Western Eletric, ele se transferiu, em 1924, para os laboratórios da Bell Telephones, onde publicou o histórico memorando datado de 16 de março de 1924, no qual Shewhart apresentou e propôs aos seus superiores o uso da Carta de Controle, uma ferramenta simples, mas extremamente efetiva no controle dos processos.
O memorando possuía apenas uma página, sendo que um terço dela era ocupado por um diagrama. Esse diagrama, que hoje seria reconhecido por todos nós como um esquema de uma Carta de Controle, e os pequenos textos acima e abaixo dele reuniam todos os princípios fundamentais, e considerações, envolvidos no que hoje denominamos: (Victor)
Controle Estatístico do Processo.
Por essa razão, o memorando enviado por Shewhart é considerado um documento histórico, e é preservado pela ASQ (American Society of Quality) da qual ele foi membro honorário e um dos fundadores. Shewhart também foi consultor de várias organizações entre elas o departamento de guerra americano, as Nações Unidas e o governo indiano; além de ter lecionado nas universidades de Harvard, Rutgers e Princeton.
“A contribuição mais importante de Shewhart tanto para a Estatística quanto para a indústria foi o desenvolvimento do Controle Estatístico de Qualidade.”
O princípio geral por trás da idéia é que quando um processo está em estado de controle e seguindo uma distribuição particular com certos parâmetros cujo propósito é determinar quando o processo se