Resumo European College Completo
Introduction: Parkinson disease (PD) is a neurodegenerative condition that decreases muscular strength. The aim of this study is verify if the cited effect is correlated with the common functional performance deficit observed in this clinical state.
Métodos: A amostra foi composta por 30 indivíduos, entre 50 e 75 anos, com DP, recrutados do Ambulatório de Parkinson do HBDF, com idade e sexo pareados. Com o Biodex System 3, foi analisado o pico de torque (PT) relativo e absoluto, seguindo o protocolo de (XYZ) e para analisar a capacidade funcional foi utilizado o Stand up and go seguindo o protocolo de (XYZ) . A avaliação da correlação entre a força muscular e a capacidae funcional em parkinsonianos constituiu no cálculo da Correlação de Spearman. O teste de força de membros inferiores se deu na análise do pico de torque relativo e absoluto através do BIODEX System 3 protocolo (XY) e a capacidade funcional foi verificada através do Timed up and go protocolo (YZ). A amostra foi composta por 30 indivíduos, entre 50 e 75 anos, com DP, recrutados do Ambulatório de Parkinson do HBDF, com idade e sexo pareados.
Resultados: O pico de torque (PT) foi de 143.25 ± 42.77 N/min., cofigurando um torque relativo (TR) de 196.12 ± 44.32% do peso corporal. O tempo necessário para realizar o TUG foi 7.00 ± 1.54 segundos. O PT não apresentou correlação com TUG (p=0.3137), mas foi possível observar a existência de correlação entre TR e TUG (p=0.0128).
Discussão: A força muscular relativa de membros inferiores demonstrou estar correlacionada com a capacidade funcional, corroborando os achados de Schilling et al. (2009). Tanto que ganhos de força estão associados a melhora da capacidade funcional (Sousa and Sampaio, 2005).
Referencias
Podsiadlo D, Richardson S. (1991). The timed “Up & Go”: a test of basic functional mobility for frail elderly persons. J Am Geriatric Soc, 39,