Ética e serviço social na empresa
Centro de Ciências Sociais
Faculdade de Serviço Social
Departamento de Fundamentos Teórico-Prático do Serviço Social
Disciplina: Ética Profissional em Serviço Social
Ética e Serviço Social na Empresa
Rio de Janeiro / Junho de 2011
INTRODUÇÃO
O Trabalho que será apresentado tem o objetivo de discorrer sobre um campo específico de atuação do serviço social: O Empresarial.
Nessa perspectiva procuramos apresentar diferentes olhares sobre esse campo de atuação, através da interlocução de autores do serviço social moderno e das falas da nossa entrevistada, uma assistente social que trabalha em uma empresa de construção civil.
Além disso, buscamos também entender, ainda de forma mais específica, quais os limites e objetivos desse campo; e qual a profundidade de interação da atuação profissional com o Código de Ética Profissional e o projeto ético-político do SESO.
Utilizando uma perspectiva de análise dialética, decidiu-se estudar essa especificidade da atuação do assistente social, entendendo primeiro o contexto atual; as formas de produção e reprodução da força de trabalho e dos bens materiais; e em segundo, partindo de uma análise macro para chegar à particularidade desse trabalho.
A partir disso, iniciou-se um estudo sobre a atual fase do capitalismo no Brasil ou como alguns denominam: a terceira revolução industrial.
Ao modelo de produção capitalista, aplica-se uma contínua necessidade de transformação dos seus meios de produção e reprodução da força de trabalho. Isso porque o modo de produção capitalista tem como característica a ocorrência de crises internas e a solução destas, ocorre justamente nessa freqüente transformação de suas bases de produção materiais.
A partir desse entendimento cria-se a hipótese “de que a atual recomposição do ciclo de reprodução do capital, ao determinar um conjunto de mudanças na organização da produção material e nas modalidades de gestão e consumo da força de