Sistema rh
SETOR DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE
Ana Karin Marchel Paluch Carlos Henrique Antunes
Nauna Hay Paiva
Tatiana Renesto Vieira
Relatório de práticas de Imunologia :
Tipagem sanguínea
Teste do beta hCG
Proteína C reativa ( PCR)
Relatório entregue à disciplina Imunologia do curso de ciências biológicas como nota parcial da avaliação do 2º bimestre.
Professora : Elisângela Gueiber
Outubro/2011
EXPERIMENTO 1 : TIPAGEM SANGUÍNEA
INTRODUÇÃO
Há vários grupos sangüíneos herdados independentemente entre si sendo que são conhecidos diversos sistemas de grupo sangüíneos. O sistema ABO é o de maior importância na prática transfusional e no ensino da imunologia por ser o mais imunogênico, ou seja, por ter maior capacidade de provocar a produção de anticorpos, seguido pelo sistema Rh. Os antígenos deste sistema estão presentes na maioria dos tecidos do organismo. Fazem parte deste sistema três genes A, B e O podendo qualquer um dos três ocupar o loco ABO em cada elemento do par de cromossomos responsáveis por este sistema. Os genes ABO não codificam diretamente seus antígenos específicos, mas sim enzimas carreadoras que tem a função de transportar açúcares específicos, para uma substância precursora na superfície dos eritrócitos resultando nos antígenos ABO.
O indivíduo do grupo AB é possuidor de um gene A e de um gene B, sendo que um foi herdado da mãe e o outro do pai. Ele possui nos seus glóbulos vermelhos os antígenos A e B e seu genótipo é AB. No caso do grupo O, foi herdado do pai e da mãe o mesmo gene O. As células de grupo O são reconhecidas pela ausência de antígeno A ou B. Quando o gene O é herdado ao lado de A, apenas o gene A se manifesta; e se é herdado ao lado do gene B apenas o gene B se manifesta. O Sistema Rh é caracterizado pela presença ou ausência do antígeno D. Ao