Quimica
Segundo Marx, os filósofos anteriores se limitaram a interpretar o mundo, mas para ele era necessário não apenas interpretar, mas também transformar a sociedade.
Segundo a teoria de Marx, de acordo com o materialismo histórico, toda e qualquer sociedade é determinada por suas condições socioeconômicas, mais especificamente pela forma como ela organiza a produção. Os interesses que movem a sociedade são materiais, que provém das necessidades de sobrevivência. A partir disso, o materialismo histórico interpreta a história como uma luta de classes. Para Marx "Não é a consciência do homem que determina seu ser, mas é seu ser social que determina sua consciência."
Para Marx, o modo de pensar do homem é condicionado pela sua situação concreta.dessa forma, o que impede o indivíduo de se realizar como ser humano não são suas representações inadequadas sobre o mundo, mas suas condições de vida opressiva. À medida que essas condições materiais mudarem, também o modo de pensar mudará. Assim, são as idéias que condicionam o mundo concreto.
Marx vê o ser humano como membro da sociedade, ou seja, um ser social. O indivíduo é um ser profundamente marcado pela sua condição social, pela classe social a que pertence. O desenvolvimento da historia e da cultura se dá pelos mecanismos materiais de produção e distribuição de mercadorias. A evolução econômica determina a evolução social das classes e, por meio desta, a sistematizar uma prática política que levasse à construção de uma sociedade sem classes.
Essa sociedade ideal, sem classes, se caracterizaria pela inexistência da propriedade privada e dos meios de produção. O trabalho de um não poderia ser apropriado por outros para benefício particular, resultando na exploração de um indivíduo por outro. Dessa forma, não ocorreria a acumulação de riqueza individual. Toda