RESUMO O QUE FAZ BRASIL, BRASIL
Brasil com inicial minúscula do Brasil com inicial maiúscula, que segundo DaMatta há um pouco dele em cada um de nós, enquanto o brasil é tratado como um objeto sem vida, um pedaço de coisa que morre, o Brasil tem uma cultura, território, ou seja, é um país. Nossa identidade se controi duplamente? Já que assimilamos ambos. Com a ajuda da Antropologia Social, DaMatta irá buscar compreender essa dualidade.
Continuando, descreve sobre o que acha da cultura: “... para mim, a palavra cultura exprime precisamente um estilo, um modo e um jeito, repito, de fazer coisas.”(p.17) .
Coisas estas que tem haver com costumes, condutas, hábitos, família, política, festas, etc. Considera essa nação como uma moeda, duas faces, onde temos uma jogada pequena (brasil) e uma jogada do autoritarismo políticos e econômicos (Brasil).
No 2º capítulo abre espaço para discutir a casa, a rua e o trabalho. Na casa estão presentes as mais intimas relações familiares, não importa como ela seja, tendo teto e parede é o que vale. O homem ou mulher quando vão para o trabalho se deparam com o amigo da casa, a rua, no final da jornada fica a ansiedade de chegar nela, adentrar e tomar aquele banho e ficar a vontade, pois essa é minha casa. A casa e rua são mais do que meros espaços geográficos, são modos de ler, explicar e falar do mundo, porque ai encontra historia e construção de vida. O trabalho faz parte da rotina, algumas pessoas de deslocam de pé, de trem, de carro para realizar suas tarefas cotidianas. Para
DaMatta a ideia de residência é um fato social totalizante, na casa há tranqüilidade, calma, harmonia, na rua há luta, batalha, perigo, no trabalho tem concorrência, reclamação, chefe, batente. No entanto, essas três idéias se correlacionam, e fazem parte da vida do individuo. Na rua se ver o povo a