Resumo do livro "o que faz o brasil, brasil?"
1. O que faz o brasil, Brasil? A questão da identidade.
Inicia-se o capítulo com a distinção radical entre um “brasil” escrito com letra minúscula, nome de um tipo de madeira de lei, objeto sem vida, sem condição de se reproduzir com sistema, e o Brasil que designa um povo, uma nação, um conjunto de valores, de cultura, entidade viva, cheia de auto reflexão e consciência.
O Brasil com “B” maiúsculo é algo muito complexo. É igualmente um tempo singular, e também temporalidade. Tempo e temporalidade de ritmos localizados, insubstituíveis.
Como um Deus que está em todos os lugares e em nenhum, o Brasil é um ser parte conhecido e parte misterioso, mas que precisa dos homens para ser superior e onipotente.
Afinal de contas, o que faz o brasil, Brasil?O primeiro “brasil” é dado nas possibilidades humanas, mas o segundo Brasil é feito de uma combinação de possibilidades universais (modo de ser, “jeito” exclusivamente brasileiro). Sendo assim, DaMatta afirma: “ Tanto os homens como as sociedades se definem por seus estilos, seus modos de fazer as coisas”.Essa é a questão da identidade social.
Mas como se constrói uma identidade social? Assim, como uma sociedade, através de afirmativas e negativas diante de certas questões relacionadas à cultura. Sendo esta uma expressão de um estilo, modo, jeito de fazer as coisas.
Um americano é diferente do brasileiro, pois, cada sociedade define a identidade de seu cidadão. Existem dois modos de construir a identidade brasileira. Num deles, utilizamos dados precisos (PIB, renda per capita, inflação e etc.), dados relativos ao sistema político e educacional, ou seja, dados quantitativos, onde somos sempre uma coletividade que deixa a desejar. No outro modo de classificação utilizam-se dados sensíveis e qualitativos, onde nos podemos ver a nós mesmos como algo que vale a pena.
Pode-se entender a sociedade brasileira como sendo uma chave dupla. De um lado