Resumo do livro o que faz o brasil, brasil
Tendo como base a obra de Roberto DaMatta “O que faz o brasil, Brasil?” que tem como objetivo nos mostrar as mais variadas características que identificam a nação brasileira, diferenciando assim o “brasil” nome de um tipo de madeira de lei ou uma feitoria interessada em explorar um terra como outra qualquer, do “Brasil” que nomeia um povo, um conjunto de valores, escolhas e ideais de vida, os alunos do 1º Período de Direito apresentaram as ideias do autor que são divididas em vários capítulos.
A questão da identidade
Nesse primeiro capítulo do livro o autor faz uma introdução sobre as diversificações somente encontradas aqui no Brasil que nos diferencia dos demais países do mundo, alé de explicar o título do livro onde o brasil com “b” minúsculo se refere ao objetivo sem vida própria e a sociedade dependente e o Brasil com “B” maiúsculo que seria o povo.
A casa, a rua e o trabalho
Numa sociedade todos fazem e refazem o percurso casa-rua-casa a pé, de bicicleta, de trem, ônibus ou automóvel, o que constitui a rotina diária das pessoas. Temos dois mundos distintos, o mundo casa onde somos membros de uma família do mesmo sangue e com as mesmas tendências fechado/protegido por limites e fronteiras, onde encontramos a tranquilidade e a calma, para nós brasileiros a casa é muito mais do que uma simples moradia é uma forma de defesa dos bens móveis e imóveis, bem, como, proteção dos membros mais frágeis da família. O outro mundo é o mundo rua, lugar de “luta”, espaço de confronto com as nossas vontades; por isso dizemos que a rua é a pura realidade da vida. Na rua não há, teoricamente, nem amor, nem amizade e nem consideração, é um lugar perigoso. Apesar de toda essa diferença a casa e a rua são como os dois lados de uma mesma moeda, o que se perde de um lado se ganha do outro. Além disso, a rua é vista como o espaço que permite a mediação pelo trabalho, que na nossa cultura é visto como