Resumo Que Faz O Brasil Brasil
De uma maneira singular, foi estabelecida uma relação entre a Casa, a Rua e o Trabalho, que nos conduz a uma compreensão sobre a interação produzida nesse cenário. Ainda, há um destaque para a questão das relações raciais, que mesmo estando em pleno século XXI, é um tema que gera muita polêmica, tendo em vista que o que se fala, não é o que se vive.
Dentro de um contexto bem brasileiro, ele faz uma analogia entre a Mulher e a Comida destacando a importância da gastronomia e o “poder” que o universo feminino reproduz. Na sequência, expõe o Carnaval como uma festa, cujo sinônimo para os brasileiros, representa a alegria e dessa forma, imprime uma “liberdade” utilizando-se de fantasias ou não. Comenta ainda sobre as festas solenes, cujo cenário é determinado e apresentado pelas posições sociais que a sociedade considera importantes.
O que faz o brasil, Brasil? A questão da identidade
O “brasil” com o b minúsculo é apenas um objeto sem vida, autoconsciência ou pulsação interior, pedaço de coisa que morre e não tem a menor condição de se reproduzir como sistema. [...] um conjunto doentio e condenado de raças que, misturando-se ao sabor de uma natureza exuberante e de um clima tropical, estariam fadadas à degeneração e à morte biológica, psicológica e social. Mas o Brasil com B maiúsculo é algo muito mais complexo. É país, cultura, local geográfico, fronteira e território reconhecidos internacionalmente. [...] Numa linguagem mais precisa e, mais sociológica, dir-se-ia que o primeiro “brasil” é dado nas possibilidades humanas, mas que o segundo Brasil é feito de uma combinação especial dessas possibilidades universais.
Será preciso, portanto, discutir o Brasil como uma moeda. Como algo que tem dois lados. E mais: como uma realidade que nos tem iludido,