Resumo A escolha do Livro Didático
O livro didático exerce grande influencia no processo de ensino-aprendizagem, onde o professor e o agente mediador desse processo. Os primeiros livros didáticos foram utilizados na academia militar, traduzido do livro estrangeiro, a partir do aumento das matriculas das escolas publicas o governo propôs a distribuição de livros didáticos as crianças de baixa renda, sendo ele se tornado uma valiosa ferramenta, assim os professores precisaram ser mais criteriosos a escolher o livro didático entre tantos ofertados.
Com criações de leis, decretos, etc, mostrou-se a preocupação com o livro didático, que já era considerado uma ferramenta muito importante no processo de ensino aprendizagem. Com a criação do PNLD, a avaliação dos livros didáticos ficou mais rotineira e criteriosa, o MEC criou várias comissões para avaliar os livros.
O livro didático é uma importante ferramenta que orienta o professor no desenvolvimento de suas aulas, por isso é importante que o professor disponha de uma diversidade de livros de qualidades e deve está adequado a realidade do aluno. O livro didático tem como principais funções o favorecimento a aquisição de conhecimentos sociais e relevantes
A secretária de educação básica coordena o processo de avaliação dos livros inscritos no PNLD, onde no final de cada processo é elaborado o guia do livro didático com as principais informações que o PNLD considera importante aparecer nos livros didáticos. A coordenadora do FNDE/MEC considera fundamental a participação dos professores para a escolha do livro didático, pois é com eles que os professores irão desenvolver suas aulas. Portanto o professor como mediador do processo de ensino aprendizagem deve estar atualizado, deve ler e pesquisar para utiliza-lo da melhor maneira possível esta ferramenta.