Resumo
Iara da Silva Lemos (UNIFACS, iara.slemos@live.com), Leilyanne Pinheiro Silva (UNIFACS, leilypinheiros@hotmail.com), Marcos Vinícius Freitas de Melo (UNIFACS, markwsvinnycius@live.com), Pedro Henrique Santos Salviano (UNIFACS, Universidade Salvador), Rodrigo Barreto Santos Sousa (UNIFACS, rodrigobss83@gmail.com).
Orientador (a): Luciana Moreira (UNIFACS, luciana.moreira@pro.unifacs.br).
Palavras Chave: Energia de Ionização, Afinidade Eletrônica, Força Redutora e Oxidante.
Resumo
Este artigo tem como finalidade apresentar o caráter oxidante e redutor de alguns elementos, a exemplo do sódio, magnésio, alumínio, bromo e iodo. Além disso, é relatada a reatividade desses elementos com outras substâncias, como a água. O sódio e o alumínio, apesar de serem metais, possuem esta característica divergente, o primeiro possui alta reatividade, já o segundo baixa. Outro tema relatado refere-se às propriedades periódicas, como a energia de ionização e a eletroafinidade. Alguns elementos do grupo 17 da tabela periódica foram utilizados, entre eles o bromo e o iodo, na qual a partir dessa mistura com compostos orgânicos, sais, ácidos e bases, foram possíveis obtê-los e observar suas colorações nesta mistura.
Introdução
A Tabela Periódica é uma parte essencial na linguagem da química. Ela organiza os elementos de forma lógica representando em famílias e grupos que tem características similares, permitindo assim que as relações entre diferentes elementos possam ser comparadas com mais facilidades. Desde os primórdios, os químicos são responsáveis pela evolução do conceito de periodicidade química, dentre os quais o russo Mendeleiev criou uma classificação que é a base da atual tabela periódica. Mendeleiev classificou os elementos em ordem crescente de massa atômica e verificou que apareciam elementos com propriedades semelhantes de tempos em tempos, isto é, periodicamente. Chegou a prever a existência