A escolha correta dos livros didáticos
A escolha correta dos livros didáticos
Hector Daniel*
Maria do Socorro Leite Ferreira**
Raquel Maciel Quaresma*** Resumo:
O professor tem como missão ser o mediador na construção do conhecimento do aluno, para que isso acorra com sucesso se faz necessário que tenha bons instrumentos de trabalho. Os livros didáticos são peças fundamentais nesse processo quando bem selecionados para cada etapa da vida do aluno. Ilustrações, organização de conteúdo, diversidade de informações, suporte à aprendizagem são alguns dos aspetos importantes para uma boa escolha desse material didático.
Palavras chaves: livros didáticos, conteúdo, escolha.
Introdução: A realidade nas escolas publicas está longe de ser a ideal para um professor desempenhar seu trabalho de uma maneira eficaz, quando há a escolha dos livros sempre está na margem entre um e outro, geralmente não se tem muitas opções, ou melhor, não existe a opção onde o professor indique o material de seu gosto e esse seja adquirido pela escola. Mas independente da qualidade do material, cabe ao professor complementar sua aula com outros recursos Como falta essa autonomia cabe a ele escolher o mais próximo da realidade do aluno. O grande questionamento que se faz é como seria feita essa escolha tão importante na vida escolar de uma criança, afinal será um norte para o mestre durante o ano letivo. No inicio de 2004 uma associação de escritores franceses (Savoir-Livre) elaboraram um tipo de cartilha para auxiliar-los nesse momento. Nela se estabeleceram alguns aspectos fundamentais para a eleição do melhor livro, critérios gerais, critérios didáticos, critérios pedagógicos e critérios específicos em função da disciplina, foram eleitos os mais importantes.
Critérios relevantes para a melhor escolha do material didático. A escolha dos materiais didáticos estabelece uma função importante no processo de ensino e aprendizagem, as escolhas realizadas pelos professores definirão que tipos de