RESUMO v1 v2 psicologia juridica
V1
PSICOLOGIA: ASPECTOS HISTÓRICOS
Seu objeto de estudo e metodologia de investigação.
Para Wundt, o objeto da psicologia era a consciência. Ele entendia a ciência como estudo da estrutura ou das funções detectáveis na experiência interior, nos processos psíquicos de sensação, percepção, memória e sentimentos.
Teorias da psicologia (pioneiras)
A corrente behaviorista- criada por John B. Watson, Na década de 1910, Esta corrente propunha o estudo exclusivo do comportamento, ou seja, daquilo que é observável na conduta do homem.
Psicologia da forma ou Gestalt- criada por Max Wertheimer (1880-1943), Kurt Koffka (1886-1941) e Wolfgang Köhler (1887-1967), Os gestaltistas também definem a psicologia como ciência que estuda o comportamento, porém formularam seu princípio segundo o qual o conjunto dos fenômenos psíquicos apresenta características que não podem ser inferidas das partes isoladamente, a partir da investigação das percepções. Uma de suas formulações bastante conhecidas é a de que o todo é diferente da soma das partes. Ou seja, a percepção que temos de um todo não é o resultado de um processo de simples adição das partes que o compõem.
A teoria psicanalítica- criada por Sigmund Freud (1856-1939), essa denominação genérica para as ideias freudianas a respeito da personalidade, da anormalidade e do tratamento. A teoria psicanalítica é, contudo, apenas uma teoria psicológica. A teoria psicanalítica criou uma revolução na concepção e tratamento dos problemas emocionais e gerou interesse entre os psicólogos acadêmicos pela motivação inconsciente, a personalidade, o comportamento anormal e o desenvolvimento infantil.
Teorias da psicologia (atuais)
A associação livre, que serviu a muitos dos mesmos propósitos, embora apresentando menos problemas. Os pacientes repousavam num divã e eram encorajados a dizer o que quer que lhes viesse à mente, sendo também convidados a relatar seus sonhos. Freud analisava todo o relato que aparecia,