Pal Cio De Versalhes
Mandado edificar por ordem de Luís XIV, denominado Rei Sol - devido ao brilho de sua corte, pela abundância artística de sua época e pela posição hegemônica a que elevou seu país na Europa. É um dos mais luxuosos do mundo, foi imitado pelos soberanos de toda a Europa e hoje é uma das maiores atrações turísticas da França.
A arquitetura e o paisagismo dos jardins do palácio de Versalhes formam um “pequeno mundo” representativo da ostentosa monarquia francesa do século XVII.
Os jardins possuem formas retangulares e simétricas, com trilhas, fontes e estátuas, onde se realizavam as grandes festas da corte francesa, com fogos de artifício e apresentações de teatro e ópera. Ao distanciar-se do palácio, os jardins convertiam-se em bosques e pradarias. A fachada do palácio voltada para os jardins dispõe de colunas jônicas e a parte superior é composta por estátuas.
A decoração do interior desenvolvida por Charles Le Brun também seguiu esse estilo suntuoso. As centenas de aposentos de Versalhes foram adornadas com candelabros de cristal, mármores de várias cores, móveis em prata maciça e cortinas em veludo carmesim bordado em ouro.
Os principais cômodos do palácio são: o Grand Appartement du Roi (Grande Apartamento Real), do qual consistia em um grande espaço que ocupava juntamente com o Grand Appartement de la Reine todo o primeiro andar do palácio. Era um espaço particular do rei, porém acabou sendo utilizado pela corte por ser um local bastante frio, a estrutura desse cômodo baseia-se no sistema heliocêntrico, e todo o espaço foi decorado com estátuas e ornamentos feitos em prata e ouro. O Grand Appartement de la Reine é formado por uma fila de salas e foi utilizado como residência de três rainhas francesas: Maria Tereza de Espanha,