Resumo - usinas termoelétricas
RAFAEL ULISSES DE CAMPOS
USINAS TERMOELÉTRICAS
SECUNDÁRIA, MAS NECESSÁRIA
SÃO LEOPOLDO
2012
INTRODUÇÃO
Este trabalho tem como finalidade se aprofundar no tema de geração de energia através de usinas termoelétricas; apresentando assim seu funcionamento, suas vantagens, desvantagens e seu panorama energético no Brasil.
A ENERGIA TERMOELÉTRICA
A energia termoelétrica é gerada por meio da conversão de energia térmica nos gases, através da queima de combustíveis fosseis, como o petróleo, carvão mineral, gás natural, entre outros combustíveis não renováveis. Hoje, já alcançamos a tecnologia necessária para usar a biomassa como fonte primária de energia; a lenha, a cana-de-açúcar e as cascas de arroz são exemplos de alguns materiais classificados como renováveis que são usados nas usinas termoelétricas. Usinas nucleares também são classificadas como termoelétricas, pois tem o mesmo sistema de geração, o que muda é a fonte de calor (fissão nuclear).
Através da queima desses combustíveis, uma caldeira com água é aquecida; essa água por sua vez passará por um processo físico, passando de água para vapor superaquecido; esse vapor, ainda pode passar por um compressor para que sua pressão aumente. Esse vapor então é direcionado através de tubos a uma turbina, a força da pressão do vapor fará com que as pás dessa turbina se movimentem, a energia mecânica gerada no eixo dessa turbina é convertida em energia elétrica através de um gerador.
No ciclo de Rankine (ciclo que converte calor em trabalho, no caso, energia) esse vapor com baixa pressão que saiu da turbina retorna para a caldeira, entretanto o vapor é condensado por completo e assim convertido em água que volta para a caldeira e recomeça um novo ciclo. Essa água que passa pelo condensador tem como função expulsar o calor que foi absorvido do ambiente (ar) pelas grandes torres de