Artigo de divulgação científica sobre automação em usinas termoelétricas
Alexandre Baseggio, Daniela Donida, Renan Vargas, Thales Kenne
Alunos de graduação do curso de Engenharia de Controle e Automação: Universidade Federal de Santa Maria
Santa Maria - RS xande.baseggio@gmail.com, daniela_donida@hotmail.com, renanva@hotmail.com, thaleskenne@hotmail.com
Resumo – O objetivo deste documento é descrever o funcionamento de usinas termoelétricas de variados combustíveis, bem como explicitar as áreas nas quais automação e controle são aplicadas.
Palavras-Chave – Automação, Combustível, Controle, Energia, Termoelétrica, Usina.
Automation in thermal powerplants
Abstract – The objective of this document is to describe the functioning of thermal power plants based on diverse fuels, as wells as pointing out the fields in which automation and control are applied.
Keywords – Automation, Control, Fuel, Power, Power Plant, Thermal.
I. INTRODUÇÃO
As usinas termoelétricas, como o nome sugere, são usinas geradoras de energia elétrica a partir de calor obtido da queima de algum combustível, geralmente fóssil, apesar de existirem usinas que utilizam outras fontes renováveis, como o bagaço da cana. Independentemente do combustível, o funcionamento de uma termoelétrica é o mesmo, com pequenas variações referentes ao armazenamento do combustível e eficiência, devido à diferença de poder calorífico entre eles.
O conceito de geração de energia dessa forma surgiu durante a Revolução Industrial, com os primeiros motores a vapor, mas há muito tempo já era usada a madeira como combustível para o fogo para o preparo de alimentos. Entretanto, novos conhecimentos foram surgindo e então passou a utilizar-se o carvão, mas com o tempo, essa fonte foi substituída pelo petróleo e seus derivados. Atualmente são buscadas novas técnicas não-poluentes. Uma usina termoelétrica funciona basicamente do mesmo jeito que seus predecessores. Apesar de mudanças consideráveis na eficiência e controle do núcleo, o