Artigo Termoelétrica
I. RESUMO
A Energia Termoelétrica é aquela gerada através da queima de combustíveis fosseis, como por exemplo, diesel, carvão mineral, gás natural, gasolina entre outros. Seu princípio de funcionamento é como as demais Usinas, ou seja, para geração da energia elétrica, é necessário girar uma turbina acoplada a um gerador, sendo que na Usina Termoelétrica o fator responsável por girar as turbinas é o vapor gerado pelo aquecimento de água, tal aquecimento dar-se-á pela queima de combustíveis já citados.
II. INTRODUÇÃO
Segundo a avaliação do presidente de furnas Flávio Decat, as usinas termoelétricas têm grandes possibilidades de crescimento no País, por ser uma fonte alternativa de geração de energia elétrica que tem como base a queima de algum combustível como, por exemplo, o gás de xisto, o qual há uma boa reserva no País.
O índice de crescimento das usinas termelétricas pode ser vistas nas fig. 1 e fig. 2 - dados extraídos do site da ANEEL.
Figura 1: Participação das fontes de geração de energia elétrica em dezembro de 2001.
Figura 2: Participação das fontes de geração de energia elétrica em junho de 2012.
Usinas termoelétricas tem como vantagem a possibilidade de construções pontuais, onde existe dificuldade na chegada de linhas de transmissão, usinas instaladas dessa forma tem uma economia em construção de linhas de transmissão, haja vista que essas usinas podem ser instaladas próximas ao local onde possui um grande consumo de energia elétrica.
III. PRINCÍPIO DE FUNCIONAMENTO
O funcionamento das centrais termelétricas é semelhante, independendo do combustível utilizado, podendo ser gás, carvão, gasolina, óleo entre outros. Para essa geração, o combustível é armazenado em parques ou depósitos adjacentes, de onde é enviado para a usina, onde será queimado em uma caldeira. Esta caldeira gera vapor a partir da água que circula por uma extensa rede de tubos que revestem suas paredes. A função do vapor é movimentar as