zoologia
Coluna Vertebral: também chamada de espinha dorsal, estende-se do crânio até a pelve. Ela é responsável por dois quintos do peso corporal total e é composta por tecido conjuntivo e por uma série de ossos, chamados vértebras, as quais estão sobrepostas em forma de uma coluna, daí o termo coluna vertebral. A coluna vertebral é constituída por 24 vértebras + sacro + cóccix e constitui, junto com a cabeça, esterno e costelas, o esqueleto axial.
Esqueleto Axial: é a parte central do corpo: cabeça, tórax e coluna vertebral.
Esqueleto Apendicular: são os membros formados pela cintura pélvica e cintura escapular: cintura escapular, membros superiores, cintura pélvica e membros inferiores.
Agnatha: (a = sem; gnathos = maxila) são vertebrados sem mandíbula. São peixes alongados, sem escamas, com tegumento mucoso e não possuem tecidos duros internos.
Animal Diblástico: Diploblástico ou diblástico é a designação dada ao embrião que é formado apenas por duas camadas embrionárias, uma camada mais exterior, a ectoderme, e uma camada mais interior, a endoderme.
Animal Triblástico: Triblásticos são animais que possuem três tipos de tecidos: ectoderme, mesoderme e endoderme. Esse terceiro folheto embrionário denominado mesoderme que se forma na gastrulação originando os tecidos dos sistemas muscular e circulatório, das glândulas endócrinas e gônadas.
Tetrápode: constituem uma superclasse de vertebrados terrestres, que possuem quatro membros.
Simetria Radial: é aquela em que um eixo, e não apenas um plano, passa através do animal, e as partes se repetem em volta desse eixo. Ex: água viva.
Animal Mandibulado: são os que possuem mandíbula.
Deuterostômio: é um grupo de animais ligados por