3 Semestre
O presente trabalho apresenta a importância da cultura na gestão organizacional nas instituições. E serão abordados os tipos de organizações, formais e informais, fatores que influenciam na cultura organizacional, tipos de cultura, gestão, o papel do líder nas organizações e a antropologia na gestão organizacional.
A cultura organizacional e um importante elemento na busca de gestão do conhecimento, conjunto de hábitos e crenças, estabelecidos através de normas, valores, atitudes e políticas, compartilhados por todos os membros de uma organização. Trata-se de procedimentos que todos os trabalhadores de uma dada organização devem adaptar e seguir tanto na realização das suas tarefas como na resolução dos seus problemas. Todas as organizações possuem a sua própria cultura, que as distingue das demais e que explica muitos dos fenômenos que ocorrem no seu ambiente, sobretudo interno. A cultura da organização transmite-se aos novos elementos da empresa através do processo de socialização e influencia o comportamento dos funcionários no seu ambiente de trabalho. A cultura organizacional envolve artefactos, valores compartilhados, pressupostos básicos. Os artefactos podem ser caracterizados como padrões de comportamento entre os membros de uma organização; os valores compartilhados são as crenças que são importantes para as pessoas e os pressupostos básicos são os valores que os trabalhadores acreditam.
Sua importância decorre do fato de, como uma superestrutura organizacional, possibilitar, mediante a criação de um senso comum, um agir favorável a gestão do conhecimento dentro da organização.
São utilizados métodos dedutivos, sabendo que a fonte de pesquisa são dados secundários, caracterizados por obras literárias dos seguintes autores: Idalberto Chiavenato(2003), e Fernando C. Prestes Motta(1997), como também artigos, bancos de dados, relatório e meios eletrônicos, que apresentam a cultura como fator de extrema importância para a