Carvão Mineral
Uso: O carvão, ao ser queimado, libera altas quantidades de energia, por isso é ainda muito usado em usinas termoelétricas e indústrias de siderurgia.
Origem do carvão
Turfa: É a primeira fase. Refere-se à deposição e putrefação dos restos vegetais em ambientes de várzeas ou de pântanos.60% de carbono
Linhito: É o segundo estágio. Trata-se de material escuro e que ainda apresenta elevado percentual de água e baixo percentual de carbono, com aproximadamente 70% de carbono.
Hulha: É a terceira etapa, ou o próprio carvão mineral. Sua composição completa é:
- Carbono ............ 80,0 a 85,0 %
- Hidrogênio ........4,5 a 5,5 % - Oxigênio ...........12,0 a 21,0 % (no carvão sub-betuminoso) e 5,0 a 20,0 % (no carvão betuminoso).
Antracito: É o último estágio. Apresenta elevado teor de carbono (90 a 96%), cor negra, brilho vítreo e elevada dureza. É muito utilizado para aquecimento doméstico
O carvão consiste em moléculas de carbono, hidrogênio, oxigênio e, parcelas menores, de nitrogênio e enxofre formadas a partir de processos bio-físico-químicos.
A combustão direta do carvão, para produção de vapor, foi a principal alavanca para o progresso da humanidade em direção à industrialização.
Queima do carvão mineral, para gerar energia, lança no ar partículas sólidas e gases poluentes. Estes gases atuam no processo do efeito estufa e do aquecimento global.
Em alguns lugares do mundo ainda é muito utilizado para gerar energia elétrica em usinas termoelétricas quanto maior o teor de carbono mais puro é o carvão
As maiores reservas de carvão mineral no Brasil situam-se nos seguintes estados: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e São Paulo.
Figura 01 - Plantas morrem e formam massa de matéria vegetal em decomposição. Num processo de soterramento por várias camadas de sedimentos, essa matéria vegetal é transformada, sob ação de temperatura e pressão, em carvão mineral.
Figura 02