Carvão mineral
A primeira descoberta do carvão mineral, provavelmente ocorreu na idade da pedra lascada. Quase sempre quando encontramos em um pedaço de carvão, por acaso, nos podemos perceber vestígios de madeira, com isso podemos imaginar a origem da formação do carvão mineral. É uma fonte de energia poluidora, mas que também tem suas vantagens.
CONCEITO E FORMAÇÃO
Carvão Mineral é um combustível fóssil natural extraído da terra por processos de mineração. É um mineral de cor preta ou marrom prontamente combustível. Acredita-se que dos diversos combustíveis produzidos na natureza sob a forma de fóssil, que o carvão é o mais abundante. O carvão mineral é composto por: carbono (grande parte), oxigênio, hidrogênio, enxofre e cinzas. A formação dele se dá quando ocorre a perda gradativa de água e de oxigênio e o aumento do carbono que tem o maior teor calorífero ou energético.
TIPOS
O carvão mineral, dependendo do tempo decorrido do processo de fossilização, pode ser:
- do tipo turfa ........................... com aprox. 60% de carbono.
- do tipo linhito ......................... com aprox. 70% de carbono.
- do tipo hulha ......................... com aprox. 80 a 85% de carbono.
- do tipo antracito .................... com aprox. 90% de carbono.
Turfa -> Decomposição e putrefação dos restos vegetais em ambientes de várzea ou de pantano.
Linhito -> Material escuro com baixo percentual de carbono.
Hulha (ou carvão) -> Substância sólida, de cor negra, que pode ser transformada em coque ou carvão metalúrgico.
Antracito -> Negro, brilho vítreo e elevada dureza.
UTILIZAÇÃO: VANTAGENS E DESVANTAGENS
O carvão mineral ainda é combustível abundante. Suas reservas identificadas podem durar até 220 anos. Continua sendo umas das principais fontes energéticas da atualidade. E por seu alto rendimento para produzir calor, é utilizado nas siderúrgicas e na produção de energia elétrica. É um disseminador de toxinas e tem vantagens, tais como o