Carvão Mineral
Primeiramente precisamos saber o que são fontes de energia:
São elementos da natureza que podem gerar energia. Existem as fontes de energia renováveis e as não renováveis.
Nosso trabalho se trata das não renováveis, que são aquelas que o homem não consegue produzir de novo ou reutilizar e a natureza leva muito tempo para produzi-la de novo, pois necessitam de condições naturais específicas para a formação de cada elemento.
Atualmente, essas fontes de energia não renováveis ainda são muito utilizadas em todo o mundo. As três maiores fontes de energia não renováveis usadas no mundo hoje são: o petróleo, o gás natural e o carvão mineral, do qual falaremos um pouco.
Carvão mineral
O carvão mineral é a mais antiga fonte de energia ainda utilizada hoje.
O carvão mineral é um combustível de origem fóssil resultante da transformação química do soterramento de troncos, raízes, galhos e folhas de árvores, sendo que esse processo leva aproximadamente 350 milhões de anos para se desenvolver. O tempo e as condições, como: pouco oxigênio, pressão da terra, altas temperaturas, etc., que esses vegetais ficam depositados, favorecem a formação de uma massa negra homogênea, denominada jazida de carvão mineral.
Foi descoberto um pouco antes da Revolução Industrial, e que a partir dessa Revolução foi constantemente usada pelas indústrias.
As principais reservas mundiais estão concentradas no Hemisfério Norte, que inclui os Estados Unidos, a Rússia, a China e os países da antiga União Soviética.
Em nosso país, as maiores reservas carvoeiras estão na região Sul(SC, RS e PR), porém elas não são suficientes para suprir as nossas necessidades.
Nosso trabalho irá falar um pouco mais sobre as reservas que estão presentes aqui em nosso estado, especificamente no município de Criciúma.
O carvão mineral foi descoberto em 1893 por Giácomo Sônego, quando ele colocou fogo em algumas árvores para limpar um certo local, e depois de três dias